quinta-feira, 5 de setembro de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA


TECNOLOGIA ASSISTIVA
RECURSO DE SOFTWARES

Segundo a Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência de Portugal (SNRIPD) em seu Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas (CNAT), a tecnologia assistiva, também chamada de ajudas técnicas, é:
[...] qualquer produto, instrumento, estratégia, serviço e prática utilizado por pessoas com deficiência e pessoas idosas, especialmente produzido ou geralmente disponível para prevenir, compensar, aliviar ou neutralizar uma deficiência, incapacidade ou desvantagem e melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos.
        Pensando desta maneira acreditamos que a tecnologia assistiva será qualquer material e ou equipamento disponível para o pleno desenvolvimento do indivíduo dando-lhe a oportunidade de perpassar por todos os espaços e garantindo sua plena participação na sociedade.
        Quando refletimos estes apontamentos e frente às novas tecnologias, ressaltamos a utilização de softwares para a participação da pessoa com deficiência física no meio em que vive.
        O que são recursos de softwares?
           São programas utilizados em computadores, notebooks ou tabletes para integrados ou instaláveis a fim de darem condições de comunicação e expressão do indivíduo que não possui esta condição.
        Esta ferramenta será utilizada não somente nas escolas como facilitadoras da aprendizagem, mas também em todos os ambientes.
      
 Sugestões de Softwares educacionais com recursos de acessibilidade:

Produto
Descrição:
A quem serve:
Software Boardmaker SDP













Software para construção de pranchas de comunicação alternativa e recursos educacionais acessíveis.
Contém a biblioteca dos
símbolos gráficos PCS com mais de 4.500 imagens.
Possui uma grande
variedade de atividades
exemplos e teclados virtuais.
Poderá ser utilizado por alunos com as mais diferentes características
cognitivas, sensoriais e motoras. O recurso de escrita com símbolos e os
símbolos que associam imagem e escrita servirão consideravelmente para os processos de alfabetização de alunos com deficiência intelectual, surdez, dificuldades de comunicação oral e também para crianças sem deficiência.
Comunicar com símbolos



Software de comunicação alternativa e importante ferramenta para a alfabetização escolar.
Apresenta um editor de textos com símbolos e retorno de voz. A medita que o aluno escreve terá
retorno imediato de texto, imagem e leitura de sua produção.
Possui mais de 10.000 símbolos Widgit Rebuss.
Alunos de todas as idades e coma diferentes características sensoriais, cognitivas, motoras e intelectuais.
Poderosa ferramenta nos processos de alfabetização.
Invento 2




Software poderoso para auxílio do professor na criação de atividades
educacionais impressas.
Permite criar fácil e rapidamente inúmeras atividades educacionais para impressão e que são baseados em símbolos.
Alunos de todas as idades e coma diferentes características sensoriais, cognitivas, motoras e intelectuais.
Poderosa ferramenta nos processos de alfabetização.
Aventuras 2


 

Um caderno digital de
verdade. O Aventuras 2
permite a criança aprender a Língua Portuguesa brincando, através do uso de frases, expressões, palavras, sílabas, imagens, sons e voz.
O tema a ser explorado nas atividades é introduzido pela criança ou pelo professor.
Alunos de todas as idades e coma diferentes características sensoriais, cognitivas, motoras e intelectuais.
Poderosa ferramenta nos processos de alfabetização.
PABLO




Software educacional com várias atividades de colorir imagens que podem ser realizadas com as opções de acessibilidade: mouses
diferenciados, varredura e acionadores.
Crianças pequenas e crianças com
dificuldades motoras que fazem uso de recursos alternativos de acesso ao computador.
Ótimo para exercitar e aprender a
utilizar o acionador ou mouse
diferenciado.
PLAY WITH ME

Este software apresenta 6 jogos para serem disputados com o computador ou com um parceiro. Todos possuem recursos de acessibilidade para uso de mouse
diferenciado ou acionador/varredura.
Crianças pequenas e crianças com
dificuldades motoras que fazem uso de recursos alternativos de acesso ao computador.
Ótimo para exercitar e aprender a
utilizar o acionador ou mouse
diferenciado.
PULZZE




Software que explora reconhecimento de imagens e operações de encaixe do tipo quebra-cabeça.
Todas as atividades possuem varredura e podem ser ativadas por acionador.
Crianças pequenas e crianças com
dificuldades motoras que fazem uso de recursos alternativos de acesso ao computador.
Ótimo para exercitar e aprender a
utilizar o acionador ou mouse
diferenciado.
SWITCH TRAINER


Software com 6 jogos com desafios variados para treino do uso de acionadores.
Crianças pequenas e crianças com
dificuldades motoras que fazem uso de recursos alternativos de acesso ao computador.
Ótimo para exercitar e aprender a
utilizar o acionador.

Sugestões de sites relacionados aos recursos de acessibilidade ao computador - Informações sobre TA e softwares gratuitos:
• www.acessibilidade.net/at/kit
• www.assistiva.com.br
• www.cnt.lakefolks.com (em inglês ou espanhol)
• www.intervox.nce.ufrj.br/motrix/download.htm
• www.l2f.inesc-id.pt/~lco/eugenio/
• www.ler.pucpr.br/amplisoft
• www.saci.org.br
• www.tecnologiaassistiva.com.br
• www.xtec.es/~jlagares/f2kesp.htm (em espanhol)

Recursos comercializados no Brasil:
• www.bengalabranca.com.br
• www.clik.com.br
• www.expansão.com
• www.laramara.org.br/laratec.htm
• www.reateam.com.br
• www.terraeletronica.com.br

             Acredita -se que a utilização de softwares de comunicação complementarão o processo de aprendizagem do aluno com deficiência física e outros, estimulando a comunicação e as formas de expressão com o meio. Também, a produção escrita será favorecida, serão formas de registros para o aluno desenvolver suas potencialidades, trabalhará a percepção visual, auditiva e sinestésica do aluno.


FONTE: 
              Hazard, Damian; Galvão Filho. Inclusão digital e social de pessoas com deficiência:TEXTOS DE REFERÊNCIA PARA MONITORES DE TELECENTROS. Teófilo Alves; Rezende, André Luiz Andrade
©2007, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

            CEDI • Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil Porto Alegre – RS 2008.
                
             Bersch, Rita, Recursos Pedagógicos Acessíveis: Tecnologia Assistiva e Processo de Avaliação. 2011.

             Portal de Ajudas Técnicas para Educação: Equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física Brasília • DF  2006


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