Glossário
- INEP/MEC
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Aqueles que têm impedimentos de
longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em
interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e
efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. São elas:
DEFICIÊNCIA AUDITIVA – perda bilateral, parcial ou
total, de 41 dB até 70 dB, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz,
1000Hz, 2000Hz e 3000Hz. O aluno que utiliza o Aparelho de Amplificação Sonora
Individual – AASI (prótese auditiva) pode, ou não, processar informações
lingüísticas pela audição e, conseqüentemente, tornar-se capaz de desenvolver a
linguagem oral, mediante atendimento fonoaudiológico e educacional.
SURDEZ - perda
auditiva acima de 71 dB, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz,
1000Hz, 2000Hz e 3000Hz. O aluno com essa surdez, em geral, utiliza a Língua
Brasileira de Sinais - Libras.
DEFICIÊNCIA FÍSICA – Alteração completa ou parcial de um ou mais
segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física,
apresentando-se sob forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia,
tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia,
ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral cerebral,
nanismos, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as
deformidades estéticas e as que não produzem dificuldades para o desempenho das
funções. (Decreto 5296/2004).
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – Caracteriza-se por limitações significativas, tanto no
desenvolvimento intelectual como na conduta adaptativa, na forma expressa em
habilidades práticas, sociais e conceituais.
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA – Associação, na mesma pessoa, de duas ou mais deficiências primárias (mental/visual/auditiva/física).
DEFICIÊNCIA VISUAL– Perda total ou parcial de visão, congênita ou adquirida, variando com o nível ou acuidade visual da seguinte forma:
- CEGUEIRA – Ausência total de visão até a
perda da percepção luminosa.
-
VISÃO SUBNORMAL OU BAIXA VISÃO – Comprometimento do funcionamento visual de
ambos os olhos, mesmo após tratamento ou correção. Possui resíduos visuais que
permitem a leitura de textos impressos ampliados ou com o uso de recursos
ópticos.
SURDOCEGUEIRA – Deficiência única que apresenta a deficiência auditiva e visual
concomitantemente em diferentes graus, necessitando desenvolver formas
diferenciadas de comunicação para aprender e interagir com a sociedade.
TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO
AUTISMO CLÁSSICO
O autismo é um distúrbio
congênito caracterizado por alterações no desenvolvimento infantil que se
manifesta nos primeiros meses de vida, caracterizando-se por um comprometimento
das relações interpessoais e diversas alterações de linguagem e dos movimentos.
SÍNDROME DE ASPERGER
É uma síndrome que está
relacionada com o autismo, diferenciando-se deste por não comportar nenhum
comprometimento no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem.
SÍNDROME DE RETT
É uma anomalia de ordem
neurológica e de caráter progressivo, que acomete em maior proporção crianças
do sexo feminino, sendo hoje comprovada também em crianças do sexo masculino. Compromete o crescimento craniano, acarreta
em regressão da fala e das habilidades motoras adquiridas, em particular o
movimento ativo da mão, há alterações comportamentais, aparecimento de crises
convulsivas em 50 a
70% dos casos, alterações respiratórias e
do sono e constipação intestinal.
PSICOSE INFANTIL
É um transtorno de personalidade
dependente do transtorno da organização do eu e da relação da criança com o
meio ambiente.
ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Alunos com altas habilidade/superdotação
demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou
combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além
de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de
tarefas em áreas de seu interesse.
Fonte: portalsme.prefeitura.sp.gov.br
Fonte: portalsme.prefeitura.sp.gov.br
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