quarta-feira, 17 de julho de 2013

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
Aproximando as Discussões.


         Ao longo dos tempos a Educação Especial aconteceu como modalidade de ensino substituindo a escola comum, muitas vezes não ofertando a escolarização.
         Este cenário modifica à partir da nova Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, as escolas especiais se adequam a esta realidade que vem de encontro com as legislações internacionais. Classes especiais são cessadas e os alunos passam a freqüentar o ensino comum, direito de todos a oportunidade do compartilhar, conviver com as diferenças.
         Juntamente, há necessidade do amparo legal, criada a Resolução n. 4 de 02 de outubro de 2009, efetivando o Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recurso Multifuncionais bem como identificando seu público alvo, suas garantias e obrigações aproximando o aluno que antes estava longe do ensino comum.
         O Atendimento Educacional Especializado acontece preferencialmente nas escolas regulares, tem caráter complementar ou suplementar ao ensino comum e em turno inverso ao que o aluno frequenta a classe regular.
         O professor especialista deverá auxiliar a escola a detectar seu público alvo, acolhendo, estudando, pesquisando e elaborando um Estudo de Caso e posteriormente um Plano de Atendimento.
         Ele será o articulador entre a família/escola/professor regente e o principal: o aluno.
         Através de um Estudo de Caso aprofundado, com dados de seu cotidiano dentro e fora do ambiente escolar, é possível a elaboração de um Plano de Atendimento Educacional Especializado ao qual venha de encontro com as necessidades reais do aluno. O trabalho do professor será mais seguro e com certeza haverá o sucesso em sua aprendizagem.
         Cabe lembrar, somente com um Estudo de Caso bem elaborado, um Plano de atendimento Educacional Especializado fundamentado e o trabalho colaborativo envolvendo professor do Atendimento Educacional Especializado, escola e família poderemos construir um ambiente inclusivo.

         O aluno não pertence à professora do ensino comum ou ao professor de sala de recurso multifuncional, ele é parte da comunidade escolar sendo todos responsáveis pelo seu sucesso, seja este dentro ou fora da sala de aula.

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