ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
Aproximando as Discussões.
Ao longo dos tempos a Educação Especial
aconteceu como modalidade de ensino substituindo a escola comum, muitas vezes
não ofertando a escolarização.
Este cenário modifica à partir da nova
Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, as
escolas especiais se adequam a esta realidade que vem de encontro com as
legislações internacionais. Classes especiais são cessadas e os alunos passam a
freqüentar o ensino comum, direito de todos a oportunidade do compartilhar, conviver
com as diferenças.
Juntamente, há necessidade do amparo
legal, criada a Resolução n. 4 de 02 de outubro de 2009, efetivando o
Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recurso Multifuncionais bem
como identificando seu público alvo, suas garantias e obrigações aproximando o
aluno que antes estava longe do ensino comum.
O Atendimento Educacional Especializado
acontece preferencialmente nas escolas regulares, tem caráter complementar ou
suplementar ao ensino comum e em turno inverso ao que o aluno frequenta a
classe regular.
O professor especialista deverá
auxiliar a escola a detectar seu público alvo, acolhendo, estudando,
pesquisando e elaborando um Estudo de Caso e posteriormente um Plano de Atendimento.
Ele será o articulador entre a
família/escola/professor regente e o principal: o aluno.
Através de um Estudo de Caso
aprofundado, com dados de seu cotidiano dentro e fora do ambiente escolar, é
possível a elaboração de um Plano de Atendimento Educacional Especializado ao
qual venha de encontro com as necessidades reais do aluno. O trabalho do
professor será mais seguro e com certeza haverá o sucesso em sua aprendizagem.
Cabe lembrar, somente com um Estudo de
Caso bem elaborado, um Plano de atendimento Educacional Especializado
fundamentado e o trabalho colaborativo envolvendo professor do Atendimento
Educacional Especializado, escola e família poderemos construir um ambiente
inclusivo.
O aluno não pertence à professora do
ensino comum ou ao professor de sala de recurso multifuncional, ele é parte da
comunidade escolar sendo todos responsáveis pelo seu sucesso, seja este dentro
ou fora da sala de aula.
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